30/07/2021

Hormônio do Crescimento: entenda os efeitos do GH

Hormônio do Crescimento: entenda os efeitos do GH

O GH, conhecido como hormônio do crescimento, desempenha um papel fundamental no metabolismo.

Durante o período de desenvolvimento, principalmente da infância até a fase adulta, ele desempenha o papel de orientação da composição corporal, além do reparo celular e metabólico do ser humano.

Na fase adulta, o crescimento começa a ser interrompido, porém, a produção de GH continua, mesmo que em doses reduzidas.

Por conta disso, os efeitos do GH no corpo humano vão além do crescimento, desempenhando um papel restaurador e reparador.

Ao longo deste artigo você pode entender os efeitos do GH no corpo humano e a importância dele para a longevidade saudável.

Qual é a função do GH em adultos?

Se o GH é o hormônio do crescimento, qual é a sua função para o corpo humano na fase adulta?

Essa é uma pergunta frequentemente realizada, afinal, a fase de crescimento ocorre desde o nascimento, aumentando durante a puberdade, passando pela adolescência, até chegar ao seu estágio final.

Porém, as vantagens do GH no organismo são inúmeras, desde a manutenção da saúde da pele até a proteção imunológica.

Por conta disso, o hormônio é produzido pela glândula pituitária ao longo de toda a vida de uma pessoa, sofrendo, é claro, reduções ao longo dos anos.

Dentro desse contexto, a sua reposição pode ser benéfica na melhora da saúde cardiovascular, força, saúde da pele, estado de humor, massa muscular, funções sexuais e a proteção imunológica de um paciente.

Ou seja, o uso de GH serve para processos de restauro e reparo celulares, podendo até mesmo reverter a progressão de doenças degenerativas, como aterosclerose, conforme um estudo publicado.

GH faz mal?

Não, o GH não faz mal. Aliás, como um hormônio produzido por nosso próprio organismo poderia trazer prejuízos à saúde? A sua deficiência está atrelada ao ganho de peso, aumento do risco de doenças e também da diminuição da qualidade de vida.

A grande questão é que nenhum indivíduo deve utilizar o Hormônio do Crescimento – ou qualquer outro tipo de suplementação – sem o acompanhamento de um médico de confiança. 

De acordo com um estudo realizado em pacientes adultos com deficiência de GH, os efeitos da reposição do hormônio podem ser percebidos a longo prazo, contribuindo para a melhoria do metabolismo ósseo, composição corporal e qualidade de vida desses indivíduos.

Outro estudo encontrou na reposição de GH respostas para a melhoria da qualidade de vida em pacientes idosos com doença hipofisária, aumentando o metabolismo ósseo e melhorando a composição corporal dos indivíduos nessa situação.

A deficiência do hormônio do crescimento também pode acarretar sensação de fadiga e cansaço em adultos que passam por transplante de medula óssea, de acordo com um estudo recente.

Efeitos do declínio de GH

Como citado ao longo deste artigo, o GH, ou hormônio do crescimento, não se relaciona apenas ao crescimento, anabolismo, proliferação e expansão do indivíduo – processo que comumente é finalizado quando a pessoa passa da fase da adolescência para a fase adulta. A partir deste momento, a produção hormonal, não apenas do GH, sofre inúmeros declínios, o que ocasiona problemas nocivos à saúde dos indivíduos.

Por conta disso, o papel do GH na vida adulta se concentra no reparo e restauro dos sistemas celulares, tornando essencial a reposição desse importante componente para a promoção da qualidade de vida e longevidade saudável.

Dentro desse contexto, os efeitos causados pelo declínio de GH podem ser percebidos em adultos através de má qualidade do sono, alto percentual de gordura, perda de massa muscular e alterações de humor.

O gerenciamento de estresse, hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios regulares podem auxiliar na produção e liberação do hormônio no organismo. No entanto, determinados pacientes podem necessitar de protocolos de saúde específicos para a manutenção do equilíbrio hormonal. 

Converse com o seu médico de confiança. 

Tags: , , , , ,

Continue lendo...